Por que ter um processo de venda?
Se você atua no mercado de móveis planejados, fique atento(a) porque esse assunto é para você. 😉
O que é um processo de venda?
Um processo de venda é um conjunto de regras e ações desenvolvidas por pessoas que atuam na área comercial.
Com um processo de venda bem executado você ganhará produtividade, eficiência, evitará erros, consequentemente reduzirá custos e aumentará o lucro.
O que o processo precisa ter?
Um processo de venda precisa:
- Ser ensinável, todos que integram a equipe precisam aprender o processo de forma fácil. Afinal, você não vai querer um processo que funciona parcialmente dentro da sua empresa, algumas pessoas do time aprendem e as outras não.
- Ser escalável, seu processo precisa acompanhar o crescimento da sua demanda.
- Ser mensurável, ele precisa ter dados claros para que os seus resultados sejam analisados.
- Ser replicável, a sua empresa precisa treinar um vendedor com mais tempo de experiência da mesma forma que um novo e eles precisam estar alinhados.
Por que ter um processo de venda?
Muitas empresas possuem no mesmo time vendedores que usam diferentes processos de venda, muitas vezes trazidas de experiências em empresas anteriores. Essas experiências podem ser interessantes, mas os processos trazidos juntos não são. Isso porque a sua empresa não vai ter um processo único definido e sim vários. Cada um faz da sua forma e isso gera perda de eficiência e torna mais suscetível a erros, sem falar nos prejuízos e por aí vai.
Vamos imaginar um cenário em que o seu melhor vendedor vai trabalhar em outra empresa e os seus outros vendedores não têm acesso ao processo que ele utilizava, fica complicado não é?
Como funcionam os processos de venda nas lojas de móveis planejados?
Visitamos a Volpi Planejados, um exemplo real de implantação de processos digitais. A Volpi é uma empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado de planejados em Santos Dumont – MG com 9 lojas distribuídas pelo estado. Lá os processos acontecem da seguinte forma:
Processo de venda simples
Quando o cliente já deseja comprar o ambiente e já está tudo pronto para montar.
Processo de venda futura
Quando o cliente ainda está em fase de construção mas já deseja comprar o ambiente da casa.
Os dois processos acima parecem ser simples, até como o nome sugere rs. Mas o desdobramento deles é grande e eles transitam por vários setores, banco e cliente para aprovação. Portanto, eles precisam estar bem alinhados porque com tantas idas e vindas podem acontecer erros e gerar um alto prejuízo e a insatisfação do cliente.
Em conclusão, se você também atua no ramo de planejados e quer entender mais sobre a implantação do BPM e como a Assina Fácil pode gerenciar os processos de venda das suas lojas, entre em contato com a gente no e-mail comercial@assinafacil.com.br.