O que é BPM? Por que implantá-lo?

Você sabe o que significa BPM mas ficou sem entender? fique tranquilo(a) que nós vamos explicar tudo!

Para entendermos o que significa o BPM é importante saber o que é um processo. Então vamos definir brevemente para facilitar o entendimento sobre BPM. O que podemos adiantar é que toda empresa possui processos e você provavelmente fez vários processos e talvez não tenha percebido. Mas não sem problemas, vamos lá! 😉

Processo pode ser definido como um conjunto de atividades ou ações, executadas por humanos ou máquinas, para atingir um ou mais resultados.
Sabendo disso podemos entender que todas as empresas possuem processos, sejam eles conhecidos ou não. A vantagem das empresas que conhecem seus processos é muito maior sobre as empresas que não conhecem, e por isso empresas que investem em melhoria dos seus processos estão na frente.

Por exemplo, abaixo temos um processo simples.
BPM: Exemplo de um processo simples em uma empresa. Primeiro o administrativo envia o contrato para o cliente. No segundo passo o cliente assina o contrato. No terceiro o financeiro aprova o pagamento (com anexo) e o quarto passo é a conclusão do serviço executado pelo administrativo.

Agora podemos entender o que é BPM

BPM vem do inglês Business Process Management que em português significa Gestão por Processo de Negócio. Ele pode transformar a sua empresa por completo, a partir da gestão por processos e da otimização. O BPM engloba metodologias, ferramentas e técnicas com o objetivo de controlar e monitorar o desenvolvimento e a conclusão dos processos, assim como medir a eficiência do gerenciamento deles. Mas o BPM não é só isso, quando você dá o grande passo de implantar o BPM na sua empresa, não só o resultado que antes era esperado e não acontecia começa a aparecer, mas também outras melhorias dentro da organização começam a ficar visíveis.

Então, o que isso significa? significa que se você for olhar para dentro da sua empresa após a implementação do BPM, você não verá mais os departamentos separados, você vai enxergar os processos como um todo, onde eles iniciam e onde terminam e dentro dos processos é que estarão os departamentos e isso vai fazer toda a diferença. Você vai começar a pensar em melhoria dos processos de forma muito clara, vai ficar muito mais fácil de compreender onde acontecem os erros, onde são os gargalos dos processos e onde você poderá propor melhoria.

Gestão horizontal

Agora vamos falar um pouco sobre os tipos de gestão, vamos começar pela horizontal. Uma empresa que adota a estrutura de gestão horizontal está sempre focada nos processos, todo o time por mais que faça parte de diferentes departamentos tem um pensamento em comum, a responsabilidade em cada etapa e no processo como um todo e isso se estende ao resultado. Esse tipo de gestão integra mais o time, torna as atividades mais colaborativas.

Gestão vertical

Já na gestão vertical, acontece de maneira diferente. A empresa possui todos os departamentos bem definidos e cada integrante do time tem resultados individuais e buscam melhoria apenas para a sua parte, assim, os interesses, tomadas de decisão e contribuição para o processo se da apenas pensando no resultado individual.

Portanto, isso pode gerar conflitos internos com os outros integrantes do time e também impactar nos resultados dos outros.

Por que usar o BPM ?

Ao implantar o BPM você entrega valor para o seu cliente, reduz custos, elimina desperdícios e otimiza seus processos. Você acaba por fidelizar clientes porque quem compra seus produtos ou serviços enxerga valor e a sua empresa lucra.

Vamos definir alguns benefícios que logo após a implementação serão observados e você entenderá o porquê dessa transição.

  • Redução de desperdícios
  • Transparência de cada processo que é executado
  • Aumento da produtividade
  • Maior controle administrativo
  • Processos automatizados e ágeis
  • Melhoria na comunicação

O que é BPMS?

Muitas pessoas confundem BPM e BPMS e para eliminar de vez essa confusão vamos para uma breve explicação.

BPMS significa Business Process Management System em português de forma literal seria Sistemas para a Gestão de Processos de Negócio. Então podemos entender como sistemas para gerir os processos automaticamente, envolve tecnologia, o que é muito importante para as empresas nos dias atuais.

Além disso, a ferramenta permite mapear os processos, executar e monitorar o andamento de uma empresa, tanto internamente quanto externo com a participação de outras empresas no processo.

Nos próximos posts iremos falar mais sobre automatização de processos, fique ligado(a)!

E aí, vamos começar?

O Assina Fácil é uma poderosa plataforma BPM, onde os processos da sua empresa podem ser simplificados, executados por meio digital e armazenados com segurança em nuvem. Ah! Todos os processos executados no Assina Fácil tem validade jurídica, pode ficar despreocupado. (Veja o nosso outro post sobre validade jurídica em documentos digitais)

Experimente a nossa plataforma gratuitamente por 15 dias. Clique aqui e comece agora!

About the author

Comunicação interna e externa do Assina Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *